O e-commerce é um dos setores mais promissores e desafiadores para a logística e ganhou muita força nos últimos anos. Com o interesse maior dos consumidores e a expectativa de possível melhora da economia brasileira, empresas de logística também precisam se adaptar aos novos hábitos e atender rapidamente e com eficiência todos os pedidos de entrega. A otimização constante do processo de distribuição ajuda a manter o cliente satisfeito, assim como a lucratividade das companhias envolvidas.
No final do ano, com as vendas da Black Friday e as compras de Natal, o setor também realiza investimentos para que as entregas das empresas sejam feitas dentro do prazo combinado com o cliente que leva em consideração a data de entrega, o preço do serviço e a qualidade de atendimento.
Com o avanço da globalização, os consumidores prezam pela agilidade e qualidade do serviço oferecido. Desta forma, é preciso aperfeiçoar, a cada dia, as ações para manter a competitividade dentro do mercado.
Além de recursos tecnológicos e funcionários capacitados, a logística também depende de investimentos em infraestrutura. Estradas precárias, portos e aeroportos - operando no limite de sua capacidade - e a falta de ações em ferrovias interferem negativamente no setor. A conexão entre diferentes modais traria muitos benefícios ao segmento.
Por fim, outra meta é lidar com a alta carga tributária. O grande número de taxas acaba encarecendo o valor final do próprio produto. Este é mais um desafio, manter um controle com relação aos custos totais da logística.