Endereço

Avenida São Pedro, 150D
Centro - CEP: 89801-300
Chapecó - Santa Catarina

Telefone

(49) 3025-1450

E-mail

contato@redesullog.com.br

blog image

A importância da organização dentro do setor de logística

Independentemente do tamanho da empresa, o planejamento logístico é essencial para sobreviver no mercado diante da concorrência forte e da crise econômica. A regra é a mesma para todas as empresas de transporte e logística.

Mesmo quando o país enfrenta uma grave turbulência econômica é difícil achar um setor que não necessite de serviços logísticos. No caso, é preciso apenas saber administrar o que realmente vale a pena contratar.

Para se adequar à realidade, é preciso manter o foco na agilidade e, principalmente, na qualidade para realizar um trabalho de excelência ao cliente. O consumidor hoje mais exigente e bem informado quer receber seu produto embalado corretamente e na data combinada. Simples ações demonstram o cuidado não apenas com a mercadoria, mas com a satisfação de quem recebe sua encomenda corretamente.

O cumprimento do prazo de entrega, apesar de obrigação, nem sempre ocorre dentro do tempo combinado. No entanto, quem respeita as regras do que foi acordado consegue conquistar mais clientes e ao mesmo tempo ampliar a margem de lucro da companhia. Ou seja, a logística bem administrada durante o processo de entrega da mercadoria gera muitos resultados positivos.

Além disso, conforme já reforçaram muitos líderes empresariais, a infraestrutura é a saída para a retomada do crescimento financeiro. O segmento de logística é um dos mais estratégicos e apresenta alto potencial de desenvolvimento econômico.

O setor também leva em conta a automação dos processos logísticos aliada ao bom treinamento dos funcionários das empresas. Com o auxílio da tecnologia é possível administrar as entregas de forma eficaz, levando em consideração a segurança e a melhor rota de entrega. Fatores econômicos, sociais e ambientais também podem ser

favorecidos. Desta forma, os gestores podem monitorar as operações e fazer ajustes necessários para tornar o processo ainda mais dinâmico.

Também cabe ao segmento cobrar das autoridades investimentos nas malhas rodoviária e ferroviária, por exemplo, em curto prazo e também em longo prazo para melhorar as condições de transporte.

Por último, mas não menos importante, o bom entrosamento dentro da própria equipe de transporte e logística também é um item relevante. Neste meio, é preciso agir de forma integrada para evitar conflitos que possam impactar negativamente dentro da empresa e prejudicar o andamento do processo logístico que deve ser feito com comprometimento, agilidade e segurança.

x

Olá, gostaria de mais informações.

Olá, gostaria de mais informações.